Nossa marca leva o nome da cidade

Alunos do curso de robótica do Içara Mais Tec expõem trabalhos em feira

Cerca de 230 estudantes dos anos finais do ensino fundamental participaram da iniciativa

Após um semestre de bastante aprendizado na área tecnológica, chegou o momento de os alunos do curso de robótica do programa Içara Mais Tec apresentarem as produções. Ao longo de toda esta sexta-feira, dia 8, o auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti recebeu uma Feira de Robótica com a exposição dos trabalhos desenvolvidos.

Através de uma parceria entre o Governo de Içara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), todas as escolas com os anos finais do ensino fundamental receberam a iniciativa. Cerca de 230 estudantes de 11 a 14 se debruçaram em meio à era da tecnologia, que promete ser uma tendência cada vez mais forte nos próximos anos.

disk agua novo

A formatura dos cursos acontecerá na próxima segunda-feira, 11, no Salão Paroquial da Matriz São Donato. De acordo com Isabel Martins, gerente pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, os trabalhos apresentados contemplam diversas linhas de utilidade.

“Tivemos várias ideias interessantes com o uso de robôs. Entre os protótipos, recebemos sistemas de irrigação, de iluminação e de segurança. Outros trabalhos surpreenderam, como a construção de um piano no Arduino e uma lixeira eletrônica. Chamou muito a atenção essa capacidade de inovação”, informa.

Ao todo, 15 escolas públicas estiveram envolvidas no programa, com os encontros acontecendo no contraturno. O Içara Mais Tec também ofertou cursos para a população adulta. As aulas ocorrem no Espaço Jovem 4.0 Marco Antônio Lima Coelho, localizado ao lado da rodoviária, em período noturno. A formação em Ind Tec Automação 4.0, de 300 horas, será concluída no primeiro semestre do próximo ano.

“Estamos preparando os estudantes, sejam eles adolescentes ou adultos, para as novas tecnologias do mercado de trabalho, que possui diversas oportunidades para quem domina essa área. Estudos indicam que grande parte das profissões do futuro ainda sequer existem. Por isso, precisamos estar atentos a essa nova era, que deve puxar a fila do desenvolvimento daqui para frente”, frisa a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.